Trump pede ajuda a Rússia para convencer Pyongyang a encerrar programa nuclear

Posted by

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (15) que espera ter ajuda do presidente russo, Vladimir Putin, para convencer a Coreia do Norte a abandonar o seu programa de desenvolvimento de mísseis e armas nucleares, de acordo com a Reuters.

trump 15 12 17

Em conversa com Putin por telefone na quinta-feira (14), Trump disse que o assunto principal foi a Coreia do Norte. “Adoraríamos ter essa ajuda em relação a Coreia do Norte. A China está ajudando, a Rússia não”, disse Trump a repórteres.

O pedido aconteceu no mesmo dia em que Pyongyang disse que tomaria medidas de autodefesa “sem piedade” caso os EUA implementem um bloqueio naval ao país.

O bloqueio marítimo seria uma nova sanção estudada por Washington após o lançamento de seu último míssil balístico de Pyongyang, em 29 de novembro. Hwasong-15 atingiu maior altitude do que todos os disparos anteriores realizados pelo país e coloca a Coreia do Norte cada vez mais perto de poder chegar ao território dos EUA com armas nucleares.

Na quarta-feira (13), o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse que nenhuma negociação pode ser feita com a Coreia do Norte até que o país melhore seu comportamento.

Em seu discurso, no entanto, Tillerson, não definiu explicitamente um congelamento de testes como uma exigência antes que conversas possam começar. Ele disse que será “difícil conversar” caso Pyongyang decida testar outro aparato em meio a discussões e que “um período de silêncio” será necessário para discussões produtivas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s