Bolsonaro e Haddad juntos têm menor intenção de voto para primeiros colocados desde 1989

Publicado por

Os líderes das pesquisas Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) têm, juntos, metade da intenção de votos dos brasileiros. Só em 1989 os dois primeiros colocados tiveram tão pouco, a essa altura da disputa presidencial. Faltam 11 dias para o primeiro turno das eleições 2018.

haddadbolso

Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, Bolsonaro lidera com 27%, seguido por Haddad, com 21%. A outra metade dos eleitores está dispersa entre os demais 11 presidenciáveis (34%) ou não têm candidato (brancos, nulos ou pessoas que não sabem são 18%).

É muito mais do que nas últimas eleições presidenciais. Em 2014, os eleitores que não votavam nos dois primeiros representavam 33% do total. Em 2010, 23%. Em 2006, um 21%. Em 2002, cerca de 40%. Em 1998 e 1994, em torno de 30%.

Já em 1989, Fernando Collor e Lula foram para o segundo turno com, juntos, apenas metade dos votos – algo semelhante com o cenário traçado pelas últimas pesquisas para as eleições 2018.

“A eleição nunca esteve tão fragmentada. O eleitor foi colocado diante de diversas opções. A direita, que antes se unia em torno do PSDB, está dispersa entre várias candidaturas. Por outro lado, à esquerda, há o PT e um candidato que reúne a ala desiludida com o partido”, afirma Marcia Dias, professora de ciência política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

 

Fonte: BBC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s