No 1º turno, metade do eleitorado diz que não vota nem em Bolsonaro nem Haddad

Publicado por

A intenção de voto nos dois primeiros colocados é baixa se comparadas com as últimas eleições presidenciais. Desde 1994, os líderes das pesquisas tinham 40% ou mais. Junto com o segundo colocado, aglutinavam a maioria dos eleitores – ao contrário de hoje.

Em 2014, faltando cerca de 10 dias para o primeiro turno, Dilma Rousseff tinha 40% da intenção de voto e Marina Silva, naquele momento em segundo lugar, somava 27%, segundo pesquisa Datafolha da época. Assim, 33% dos eleitores não optavam nem por uma nem por outra.

Já em 2010, na reta final da campanha, a então candidata Dilma marcava 49%, seguida de José Serra, com 28%, também de acordo com o Datafolha. Os demais eleitores eram 23%.

Em 2006, Lula, candidato à reeleição, tinha 50% da intenção de voto há pouco mais de uma semana do primeiro turno. Seu oponente, Geraldo Alckmin, tinha 29%. Assim, apenas 21% dos eleitores tinham outras escolhas.

Colagem-sem-título-1-1024x640

 

Em 2002, Lula tinha 44% e Serra 19%. Em 1998, Fernando Henrique Cardoso tinha 46%, contra 25% de Lula. Em 1994, os candidatos eram os mesmos, o primeiro com 47% e o segundo com 22%.

“Até 2014, PT e PSDB aglutinavam o sistema político em torno de si. Nessa eleição, o sistema político se diluiu. Nenhum partido parece ter força e credibilidade para aglutinar tantos votos em torno de si. Houve essa fragmentação. Nesse aspecto, é uma eleição mais parecida com 1989”, compara o cientista político Carlos Melo, do Insper.

Naquele ano, Collor foi para o segundo turno com apenas 30% dos votos; Lula, com 17%. Mais da metade do eleitorado optou por outro candidato, votou branco/nulo ou se absteve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s