Já sabe a ordem da votação deste domingo?

Publicado por

A ordem de votação é a mesma em todo o Brasil (com a diferença entre deputado estado e distrital no Distrito Federal). No exterior, o eleitor pode dar apenas um voto.

4035726

Confira:

1) Deputado federal –  A urna eletrônica pedirá ao eleitor que informe, primeiro, os quatro dígitos do seu candidato a deputado federal. Também é possível colocar apenas os dois dígitos do número do partido, caso o eleitor não queira depositar seu voto em um candidato específico, mas na legenda (é o chamado voto de legenda).

2) Deputado estadual ou distrital – O segundo passo é colocar os cinco dígitos do seu candidato a deputado estadual. Aqui também é possível votar apenas no partido. Quem mora no Distrito Federal, em vez de votar para deputado estadual, votará no candidato a deputado distrital.

3) e 4) Senadores – A urna eletrônica pedirá agora que o eleitor vote no seu primeiro candidato ao Senador Federal. Ele deverá colocar os três dígitos do postulante de sua escolha. Aqui já não é mais permitido votar na legenda. Ao apertar “Confirma”ele será conduzido a votar no seu segundo candidato ao Senado. Atenção para não repetir o mesmo número do primeiro, pois isso anulará o seu voto. O eleitor precisa, obrigatoriamente, ou escolher outro candidato, ou votar em “Branco”, ou anular intencionalmente.

5) Governador – Nessa etapa, a urna vai pedir para que os dois dígitos do candidato ao governo do Estado ou do Distrito Federal sejam colocados. Lembre-se: número errado anula o voto.

6) Presidente – Por último, você irá votar para presidente da República. Deverá colocar os dois dígitos do seu candidato de preferência. Confira a foto dele (ou dela) no canto superior direito, a foto do vice na chapa e as demais informações na tela da urna eletrônica. Está tudo correto? Aperte “Confirma”. A votação acaba quando a palavra “Fim” aparecer na tela.

Voto no Exterior – Ao todo, 500.727 eleitores brasileiros estão cadastrados para votar no exterior. Eles poderão votar apenas para presidente. Para elas, a urna eletrônica pedirá apenas que informem os dois dígitos do seu candidato à Presidência da República.

As seções eleitorais para o primeiro e o segundo turnos de votação funcionarão nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais em que existam serviços do governo brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s